Xisto, Vinho e Petiscos

23:15

Um lugar que, de tão bem resguardado que se encontra na aldeia de xisto de Quintandona, algures em Lagares, Penafiel, vale ainda mais a pena encontrar.

O Winerbar Casa da Viúva foi, em tempos, um antigo celeiro de uma casa conhecida como a casa da viúva. Hoje, é uma casa da de três pisos transformada num dos melhores Winebars onde já estive, verdadeiramente português, que em tudo se adequa a um estilo rural contemporâneo.

E a piada está, acima de tudo, precisamente neste contraste e equilíbrio entre os elementos deste lugar. Por um lado, temos o lado rústico do xisto da estrutura do edifício VS o toque de contemporaneidade  da decoração. Por outro lado temos, por exemplo, um espaço exterior com uma esplanada que confere uma vista maravilhosa sobre a natureza VS ambiente vintage-moderno e acolhedor, criado por elementos como uma lareira ou as próprias vigas de madeira que suportam a estrutura.

De salientar, logo à partida, a qualidade do serviço de mesa que, acima de tudo, surpreende positivamente por ser genuinamente personalizado. Os empregados de mesa são simpáticos e interessados em perceber o tipo de vinho adequado à mesa. Os petiscos são também explicados no momento em que são servidos, e vão desde os habituais rissóis, presunto, queijos e pataniscas a tapas mais complexas como o joelho de porco com arroz de feijão, a alheira com mel envolvida em massa folhada, os secretos de porco com cogumelos Portobello e os ovos rotos com cogumelos Portobello e batata frita.

O preço que paguei não foi propriamente baixo, mas há que reconhecer que a vontade de experimentar vários vinhos, pedir tapas “extra” e rematar a noite com um gin tónico nunca poderia ficar barata. Ainda assim, nada de exurbitante. Dentro de uma padrão de consumo (chamemos-lhe) “convencional” e ajustado ao conceito deste Winebar, o preço não deverá ficar muito longe dos 25€. Mais coisa, menos coisa.

É, claramente, um local perfeito para o convívio, para ir sem horário de saída. Descobri este espaço muito recentemente, apesar de ele já ter sido inaugurado em 2013, e agora só anseio pela minha visita no Verão. Acredito que seja perfeito o cenário de assistir a um pôr-do-sol neste lugar, ao sabor de um bom vinho ou gin tónico e destas maravilhosas tapas.

Algumas imagens retiradas do site e facebook do Winebar Casa da Viúva.


















0 comentários